A imunidade é a nossa principal forma de nos defendermos de agentes infecciosos! Neste artigo, vamos abordar como fortalecer o sistema imunológico para manter a saúde em dia, através da adoção de hábitos que podem ser incluídos em uma rotina saudável. Continue a leitura e fique por dentro!
Qual é a importância de manter a imunidade em dia?Você já deve ter ouvido falar da importância de manter o sistema imunológico fortalecido, ele é a principal defesa do nosso corpo contra agentes infecciosos, como vírus, fungos e bactérias. Esses agentes infecciosos, se aproveitam de momentos de "baixa da guarda" para atacar o organismo humano.
O sistema imunológico possui diversos mecanismos de proteção, sendo possível encontrar tecidos e órgãos que atuam na produção de células imunes em várias áreas do corpo, como apêndice, baço, linfonodos, medula óssea, timo, vasos linfáticos, e cada um tem uma função. Por exemplo, o baço além de produzir e armazenar células de defesa chamadas linfócitos, também funciona como filtro de glóbulos vermelhos, removendo os danificados para que novos e saudáveis possam atuar.
Estando em seu nível ótimo, o sistema imunológico é capaz de combater os agentes nocivos à saúde e, ainda que não impeça infecções, pode diminuir as chances de duração e severidade dos sintomas consequentes da doença.
Por isso, cuidar da imunidade é um dos caminhos para manutenção da qualidade de vida e disposição.
Como fortalecer o sistema imunológico?Fortalecer o sistema imunológico é uma tarefa que requer consistência. Pequenas adequações na rotina podem apoiar adultos e pessoas idosas a terem mais saúde e qualidade de vida.
A seguir, compartilhamos com você 3 dicas para melhorar a sua imunidade.
Provavelmente, você já deve ter lido ou ouvido falar sobre a importância do exercício físico para melhorar a imunidade. Não é à toa. Pessoas que mantêm uma rotina com atividades físicas ficam menos suscetíveis a doenças bacterianas e virais.
Para usufuruir dos benefícios das atividades físicas, você não precisa ser um exímio atleta. Apostar em esportes de média intensidade, respeitando os limites do próprio corpo, também pode ser uma estratégia para quem deseja fortalecer o sistema imunológico. O importante é manter a frequência, ou seja, inserir os exercícios físicos na sua vida, como parte da sua rotina.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se a prática de, no mínimo, 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana, ou aproximadamente 30 minutos por dia em 5 dias da semana, para ter uma melhor saúde e bem-estar.
São consideradas atividades de média intensidade aquelas que exigem esforço físico moderado. Veja alguns exemplos:
Opte por atividades que se adequem a sua rotina e necessidades físicas, além de escolher a que mais combina com você e te dá prazer.
A vitamina D é uma grande aliada do nosso sistema imunológico. Quando está em níveis satisfatórios, auxilia a manter nossa imunidade em um bom patamar. Além disso, tem influência positiva na manutenção da saúde óssea, se tornando especialmente importante a partir dos 60 anos.
Para saber se o seu nível de vitamina D está adequado, consulte um profissional de saúde. Os exames de rotina podem revelar o nível de vitamina D no corpo. Dependendo do nível de Vitamina D no organismo, os profissionais de saúde podem indicar algum tipo de suplementação, porém a alimentação terá sempre um papel fundamental para garantir as quantidades adequadas desta vitamina.
Um dos pilares mais importantes, quando estamos falando de manter a imunidade forte, é a alimentação equilibrada. O que você consome é o que ajuda o corpo humano no equilíbrio dos processos anti e pró-inflamatórios (resposta do nosso sistema imunológico), auxiliando a promover a proteção e a recuperação adequada de problemas de saúde, como por exemplo gripe e resfriados. Veja abaixo uma lista de nutrientes que podem ajudar a melhorar a imunidade e em quais alimentos encontrá-los:
Além de inserir esses essenciais nutrientes para a imunidade em sua alimentação, confira algumas indicações para conquistar uma rotina alimentar prática e saudável:
Como você pôde notar, a alimentação tem um papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico. Alimentar-se, além de nos dar prazer, é o que determina a quantidade de nutrientes que entregamos ao nosso corpo, abastecendo o organismo com as vitaminas, minerais e outros elementos essenciais para uma boa saúde.
Ao conhecer a importância do aporte de nutrientes para uma boa imunidade, você pode estar pensando que em uma rotina corrida, nem sempre é fácil garantir que toda essa variedade esteja presente em sua alimentação. Inclusive, há evidências atestando que algumas vitaminas e minerais, como a D, E, Cálcio, A e Magnésio, costumam faltar na alimentação do brasileiro.
Pensando nisso, Sustagen desenvolveu o novo Sustagen Senior, sua fórmula foi desenvolvida com o apoio de médicos e profissionais de saúde especialmente para ajudar a atender as principais carências nutricionais de adultos sêniores, de forma a complementar a sua alimentação diária. Sendo Fonte de Fibras, Proteínas e contendo 26 Vitaminas e Minerais, que auxiliam na Imunidade e na Disposição*.
Agora que você já sabe algumas estratégias para ajudar a fortalecer o sistema imunológico e quais hábitos adotar ou reforçar para manter a boa saúde, que tal conhecer a importância das fibras na alimentação?
Calich V, Vaz C. Imunologia. Rio de Janeiro: 2009 – 2ª edição.
WHO Guidelines on Physical Activity and Sedentary Behaviour: at a glance. Genebra: Organização Mundial da Saúde; [2020].
Marque C, Dantas A, Fragoso T, Duarte A. A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Revista Brasileira de Reumatologia, 2010.
SESA, Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. Alimentação saudável contribui para melhora da imunidade e de quadros de estresse e ansiedade. 2021.
*Com Zinco, selênio e vitamina C que auxiliam no funcionamento do sistema imune. Rico em vitaminas B1, B2, B3, B6, B12 que auxiliam no metabolismo energético.
Sustagen Senior produto não substitui a alimentação saudável e balanceada. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Consulte sempre um médico ou nutricionista. NÃO CONTÉM GLÚTEN.